ARMAZENE - Associação Brasileira de Armazenamento de Energia

Skoon Energy aluga baterias elétricas para armazenamento nos países baixos

Divulgação

A ideia pode não parecer nova. Afinal, qualquer festa de casamento ou show musical de maior porte inclui em sua operação o aluguel daqueles grandes e barulhentos geradores a diesel. Mas a incorporação do modelo ao mundo da energia sustentável é bastante criativa. É o que fez a Skoon Energy, uma startup fundada nos países baixos, com sede em Roterdã, na Holanda, que aluga sistemas de armazenamento de energia.

A empresa montou um marketplace que faz a ponte entre fornecedores e clientes interessados. Pode ser para a área de serviço, comércio, indústria ou uso residencial. Apesar de não deter ela mesma os equipamentos, a Skoon se precaveu e criou o Skoonbox, uma bateria com capacidade de 600 kWh, que foi instalada num contêiner marítimo de 20 pés.

Como nos países da região operam barcos movidos à propulsão elétrica, a empresa fornece a reposição de energia inclusive no período noturno, sem causar barulho nas regiões portuárias como fazem os geradores a diesel. Cada carga da Skoonbox proporciona até seis horas de autonomia para as embarcações, dependendo do porte de cada um.

A Skoon aposta também na digitalização de suas operações, e está desenvolvendo seus serviços por IoT (nuvem). Além do ambiente das baterias elétricas, a companhia também trabalha atendendo portadores de painéis fotovoltaicos e ate veículos híbridos que usam combustível feito à base de hidrogênio.

O modelo de aluguel, acredita a empresa, pode colaborar para disseminar o uso de baterias elétricas a um preço mais acessível do que a compra, num momento da indústria em que as baterias ainda são caras na sua fabricação, na montagem dos veículos e no seu uso industrial, comercial ou residencial. No site da Skoon, uma busca desse serviço chega a oferecer 342 fornecedores diversos de sistemas de armazenamento de energia.