ARMAZENE - Associação Brasileira de Armazenamento de Energia

ISA Cteep, de Rui Chammas, inaugura primeiro sistema de baterias em grande escala no Brasil

Transmissora recebeu um sistema de armazenamento de 30 MW em sua subestação de Registro (SP),como parte de um consórcio formado com You.On Energia e TS Infraestrutura

A companhia de transmissão de energia ISA Cteep inaugurou no final de 2022 o primeiro sistema de armazenamento de energia em baterias em larga escala no sistema de transmissão brasileiro. O projeto faz parte de um consórcio fechado no início do mesmo ano, junto a You.On Energia, especializada em sistemas de armazenamento de energia (BESS), e a TS Infraestrutura, de engenharia e infraestrutura derivada da Toshiba, para executar as obras do primeiro projeto de baterias em larga escala para armazenamento de 30 megawatts (MW) de capacidade, alocado junto à subsestação de Registro (SP).


Banco de baterias montado na subestação de Registro (SP)

O escopo da iniciativa, que consumiu um investimento de R$ 146 milhões, inclui um banco de baterias de 60 MWh (importadas da China), inversores, transformadores, softwares de gestão de energia e sistemas de automação, proteção e controle. O objetivo é suportar o incremento pontual da demanda do Litoral Sul Paulista, especialmente na época do verão, beneficiando mais de dois milhões de pessoas. Ao todo, são 10 contêineres com 180 racks de baterias de lítio, que foram importadas da China e ocupam uma área de aproximadamente cinco mil m2, o equivalente à metade de um campo de futebol.

"A transição energética traz oportunidades e responsabilidade de fazer com que a energia renovável intermitente seja absorvida da melhor maneira possível. Nós, que investimos nas primeiras estações digitais para melhor controle dos equipamentos, agora entramos em baterias e pensamos em usar essa tecnologia e controle de fluxos", conta o CEO da ISA Cteep, Rui Chammas, engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).

Os sistemas de armazenamento são considerados a próxima fronteira tecnológica na transição energética, pois têm papel de garantia de suprimento, visto que dispõem de características - como inércia, controladores de frequência e tensão - necessárias ao funcionamento do sistema com a devida segurança e resiliência.

Com uma equipe de cerca de 1.400 colaboradores, a ISA CTEEP está presente em 17 Estados, operando uma complexa rede de transmissão por onde trafegam 33% de toda energia elétrica transmitida no País e 94% do Estado de São Paulo. Seu sistema elétrico é composto por mais de 20 mil km de linhas de transmissão e 140 subestações (ativos em operação e em construção). Privatizada em 2006, o principal acionista é o Grupo Multilatino ISA, que detém 35,82% do capital total.