ARMAZENE - Associação Brasileira de Armazenamento de Energia

Maurício Tolmasquim é o primeiro diretor de Transição Energética da Petrobras

Maurício Tolmasquim - Petrobras (foto/divulgação)

A Petrobras tem, desde o final de maio, o engenheiro Maurício Tolmasquim atuando como diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da empresa, eleito pelo Conselho de Administração com mandato até 13 de abril de 2025.

O presidente da estatal, Jean Paul Prates, indicou Maurício Tolmasquim para a vaga. Tolmasquim vem coordenando as atividades de descarbonização, mudanças climáticas, novas tecnologias e sustentabilidade e incorporará as atividades comerciais de gás natural.

"A sua indicação foi submetida aos procedimentos internos de governança corporativa, incluindo as respectivas análises de conformidade e integridade necessárias ao processo sucessório da companhia, o que incluiu a apreciação do Comitê de Pessoas e, em seguida, deliberação do Conselho de Administração", disse a empresa, em nota.

No fim de março, Maurício Tolmasquim assumiu como gerente executivo de Estratégia da Petrobras, área responsável por elaborar os planos plurianuais de investimento e planejamento de longo prazo da companhia. Ele tem participado ativamente dos debates sobre transição energética.

Mestre em Engenharia de Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Maurício Tolmasquim é professor titular da COPPE/UFRJ.

Foi presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), estatal de planejamento vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), de 2004 a 2016, nos governos Lula e Dilma Rousseff. Também foi secretário executivo de Minas e Energia.