Movimento ocorre em meio à preparação do primeiro processo licitatório que poderá incorporar o armazenamento de energia na rede de transmissão, em coordenação com o MME, o ONS e a EPE.
Segundo Costa, banco pode renegociar contratos e conceder até perdão em obrigações contratuais. Geradoras eólicas e solares têm sido obrigadas a interromper produção e citam prejuízos de R$ 5 bi
Aquisição será realizada pela Futura Venture Capital Participações, empresa da J&F, que comprará 100% das ações da companhia.
Energias do Acre foi contratada com deságio de 22,01% para atender cinco localidades no Amazonas; consórcio IFX-YOU.ON teve deságio de 46,89% e atenderá localidade no Acre.
ONS aumenta 'curtailments', interrupções na produção de fontes renováveis, para evitar sobrecarga no sistema elétrico nacional. Empresas do setor acumulam prejuízos e adiam investimentos.
Empresário conseguiu este mês uma concessão de 30 anos para desenvolver energia geotérmica destinada à eletricidade em Celaya, Guanajuato, no centro do México.
Proposta inclui estudos e assessoria técnica, análise financeira e regulatória, engenharia, gestão de conexão ao sistema elétrico e operação e manutenção dos sistemas de baterias.
Criação de agregadores e usinas virtuais podem integrar geração distribuída, reduzir desperdícios e abrir caminho a um novo ciclo econômico verde no Brasil, escreve Gustavo Ribeiro.
A consolidação dos data centers como infraestrutura essencial no ecossistema de comunicações e telecomunicações no Brasil reforça um movimento em direção à soberania tecnológica, à ampliação da segurança da informação.
Além de conceder 30% a mais de capacidade do que o planejado originalmente, a primeira licitação para armazenamento em baterias da Argentina poderá alocar 222 MW adicionais aos licitantes dispostos a igualar o maior preço concedido.
Sandoval Feitosa nega que foi leniente com a Enel durante os apagões em São Paulo.
Secretário nacional de Transição Energética e Planejamento, Gustavo Ataide, também promete retomar, nas próximas semanas, discussão sobre leilão de baterias.
As 11 localidades que serão atendidas correspondem a municípios nos estados do Amazonas (10) e Pará (1). A sessão do leilão, via internet, acontecerá em 26/9/25.
Ministro afirma que representação do MPTCU sobre atraso no leilão é baseado em desinformação.
Ministro recebeu em Brasília fabricante de baterias que detém quase 40% do mercado global de veículos elétricos.
O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU) pediu que a Corte investigue se o atraso no leilão de reserva de capacidade (LRCAP) está ligado ao interesse de empresas que não podem participar da contratação.
Durante uma reunião pública realizada esta semana na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o presidente da Agência, Sandoval Feitosa, destacou a importância de o Brasil avançar na contratação de sistemas de armazenamento em baterias.
Após sabatinas, nomes ainda precisam passar por votação no plenário do Senado, o que deve ocorrer nesta quarta-feira (20/8).
Processo volta à pauta nas próximas semanas, com definições sobre as tarifas aplicadas aos empreendimentos.
Empresários planejam termelétrica a gás em Brasília que depende de 'jabutis'; presidente do PSD nega atuar no assunto, e Termo Norte confirma necessidade de mudança de regra.
Com reforma do setor elétrico, ritmo de crescimento da geração deve diminuir e investidores veem armazenamento como a próxima fronteira para investimentos em renováveis no país.
Segunda fase da Consulta Pública nº 39/2023 reuniu 652 sugestões de 70 participantes.
Ministro defende avançar na pauta bilateral, por meio de comércio e investimentos estratégicos.
A transição energética vai além da geração limpa. Sem uma rede capaz de transportar eletricidade com segurança, rapidez e flexibilidade, não é possível garantir que essa energia chegue aos consumidores.
Diretor da agência chegou a pedir suspensão do certame que prevê zerar dívida de hidrelétricas.
Sistemas de armazenamento por baterias serão capazes de superar o paradoxo energético do Brasil frente ao imenso potencial das energias solar e eólica.
Em palestra de abertura do Expert XP, nesta sexta-feira (25/7), ex-vice-presidente dos EUA acredita que o Brasil é o futuro em energia renovável e dá exemplo nessa área.
Operacionalização será feita com um novo cartão e sistema de pagamento, em fase final de desenvolvimento pela Caixa Econômica Federal.
De acordo com o Serviço Geológico Americano, o Brasil tem a segunda maior reserva de terras raras do planeta.
Ministro afirma não considerar correto proibir importação de diesel russo e que Rubio está mal informado sobre Itaipu.